Segunda-feira, 9 de Junho de 2008

Democracia e Educação por Jonh Willinsky

      Ao longo dos tempos tem-se verificado que, no domínio da educação, a relação entre a teoria e a prática tem diminuído. Isto acontece pois, cada vez, há uma maior preocupação em dar a conhecer a toda a sociedade os trabalhos desenvolvidos por professores e investigadores. Os novos conhecimentos, produzidos por investigadores e professores, podem ser divulgados através de uma das mais poderosas ferramentas da actualidade: a Internet. No entanto, este desejo de levar a informação a todos acarreta os seus riscos. No caso de se pedir a investigadores, editores de revistas e associações académicas que publiquem os respectivos trabalhos na Internet, surgem incertezas quanto ao impacto na carreira e quanto ao prestigio dos autores. Ao se publicar um livro ou artigo por intermédio de uma editora pode ser mais complicado na medida em que esta é mais selectiva. Ou seja, as editoras, como obtêm a sua quota parte dos lucros das vendas dos produtos em causa não aceitam representar qualquer produto. Já com a Internet, qualquer pessoa pode dar a conhecer qualquer trabalho por ela elaborado. Neste sentido, com a utilização da internet, o impacto dos trabalhos publicados pode ser tanto positivo como negativo. Achamos pertinente referir que se torna positivo pois muitas das publicações on-line são citadas pelos cibernautas com tanta frequência quanto as da imprensa tradicional. Consequentemente, podemos concluir que as publicações de acesso livre contribuem para a estabilidade profissional. Contudo, é importante salientar que os autores podem sentir-se desprestigiados porque podem não ver reconhecido o seu merecido valor.

      Como é sabido, a democracia implica igualdade, em particular, no acesso à informação para todos. Isto é, todos têm as mesmas possibilidades para aceder aos conhecimentos e, assim, a oportunidade de obter uma mesma educação. Nos dias que correm, um dos recursos que muito podem contribuir para que tal aconteça é a Internet.

 

Elisabete Pinto, Filipa Monteiro, Mariana Faria, Patrícia Duarte 


publicado por Filipa Monteiro às 17:38
link do post | comentar | favorito

Se queres ver mais... Força... Vai aos meus arquivos (na barra lateral), lá encontrarás todos os post's organizados pelo mês em que foi colocado :)

Há... e já agora... comenta, para eu saber se gostas-te... ;)

.Quem sou eu?? Eu!

.pesquisar

 

.Pensamento...

ImageChef.com - Custom comment codes for MySpace, Hi5, Friendster and more

.Agosto 2009

Dom
Seg
Ter
Qua
Qui
Sex
Sab

1

2
3
4
5
6
7
8

9
10
11
12
13
14
15

16
17
18
19
20
21
22

23
24
25
26
27
28
29

30
31


.posts recentes

. Nova etapa

. Só o Zé Carlos nos compre...

. "A tartaruga em cima de u...

. CARTA DE UM MATEMÁTICO (...

. tangram

.meus arquivos

. Agosto 2009

. Novembro 2008

. Outubro 2008

. Setembro 2008

. Julho 2008

. Junho 2008

. Maio 2008

. Abril 2008

. Março 2008

. Fevereiro 2008

. Janeiro 2008

. Dezembro 2007

. Novembro 2007

. Outubro 2007

. Setembro 2007

.tags

. todas as tags

.links

.as minhas visitas

contadores gratis
contadores gratis
singles net besucherzähler website counter
Besucherzahler friendfinder.com
website counter
Locations of visitors to this page

.Frase Célebre

ImageChef.com - Custom comment codes for MySpace, Hi5, Friendster and more

.Miaaau

.blog.com.pt

Estou no Blog.com.pt