Parabéns Matheus..
Tenho que admitir que este miúdo sabe aplicar fórmulas de resolver operações matemáticas de forma simples.
Mas atenção!!!!
Será que podemos generalizar todos estes cálculos??? Será que os métodos utilizados servem para quaisquer números????
Outra questão sobre estas técnicas: será que ele percebe o porquê de funcionarem? E nós somos capazes de perceber porque é que estes cálculos estão correctos????
Sobre o calculo das percentagens... 43% de 4700 é igual a 43% de 3789????? O método apresentado apenas tem considera o segundo algarismo e os outros??? e se o número tiver apenas um algarismo??? podem surgir muitas dúvidas... estudar estas dúvidas pode não ser simples mas é, sem dúvida, muito interessante.
Para mim a matemática é linda... (não me refiro aos cálculos, ninguém gosta de encher uma folha inteira para fazer um cálculo!) a beleza está em perceber os porquês... truques e receitas são pouco interessantes... o que me desperta a paixão pela matemática é saber se estes truques se podem generalizar, quando falham e porquê????
O truque das mãos é giro, e até é fácil de perceber, mas se complicarmos os números pode não dar jeito... e aí convém saber outras técnicas... mas aqui ficam algumas bem engraçadas que podem ser utilizadas se forem percebidas... é muito importante compreende-las...
Gostava de ver comentários a este vídeo...
Se queres ver mais... Força... Vai aos meus arquivos (na barra lateral), lá encontrarás todos os post's organizados pelo mês em que foi colocado :)
Há... e já agora... comenta, para eu saber se gostas-te... ;)
. Só o Zé Carlos nos compre...
. "A tartaruga em cima de u...
. tangram
. Blogues
. Patrícia
. Mariana
. Sofia
. Elsa
. Nádia
. Diana
. Cláudia
. Telma
. Matemática
. Interdisciplinaridade
. Astronomia
. grandes portugueses- pedro nunes
. Crepúsculos e outras Questões Astronómicas em Pedro Nunes
. des crepúsculis - propusiçãoIII
. Pedro Nunes -construção de um nonio
. Desafio-te
. WebQuest-Aplicações trigonométricas
. ver mais...
. moodel
. o lado divertido da matemática
. Escolas
. Cantinho do professor
. APM
. Prof2000